Gravação

O sistema de gravação consiste num gravador no circuito interno ao uC. É acessado por dispositivos que vai deste simples aos complexos. Na figura abaixo demonstramos processos e técnicas de gravação do uC Atmega 32 de 8 bits da ATMEL.

Obs.: tem uma página muito interessante neste aspecto a www.avrprogrammers.com é muito completa, vale a penas estudá-la!

Exemplificação do método e processo de gravação do Atmega 32.
Figura 1: conexão entre o computador, o gravador e o uC.
Conector de gravação no circuito.
Figura 2: disposição dos bits do conector ISP.
Utilizaremos o mais simples e de menos custo dos métodos de gravação disponíveis mas, não menos eficiente. No entanto, nós servira muito bem. Abaixo temos o circuito eletrônico de gravação proposto.
Figura 3: eletrônica de um simples gravador ISP.

No caso de utilizar este gravador, será necessário utilizar o SW Pony que é gratuito. Pois o Studio 4 não tem suporte para este método.

Mas não tem nada melhor que gravar seu uC na própria IDE do fabricante logo, recomendamos a compra de gravadores compatíveis com o AVR Studio 4, 5 e 6 como os exemplos das figuras.

Figura 4: Gravador USB compatível com AVR Studio 4, 5 e 6.

Figura 5: Gravador USB compatível com AVR Studio 4, 5 e 6.

Figura 6: Gravador RS232 compatível com AVR Studio 4.

Usando o gravador AVRISP XPII.
Abaixo segue as imagens dos passos para se efetuar a gravação de uma aplicação num dispositivo AVR por meio do AVRISP XPII no Studio 6.







Um processo bem simples tendo tudo funcionando.
.

Nenhum comentário: